Saúde
Semana D começa com busca em casa
Agentes de Saúde foram às ruas chamar o público-alvo para realizar a vacina contra a gripe
A rotina de trabalho no território, ou seja, no bairro, área de atuação dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), ganhou mais uma tarefa durante toda esta semana em Pelotas: a busca pelos cidadãos que ainda não se vacinaram contra a gripe. A ação faz parte da Semana D, criada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para alcançar a meta de 90% de cobertura vacinal, determinada pelo Ministério da Saúde. Até a semana passada, o município havia imunizado 80,9% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
De casa em casa, com direito à vistoria na carteira de vacinação - principalmente das crianças -, os cerca de 300 agentes de saúde do município iniciaram nesta segunda-feira (29) um verdadeiro trabalho de “formiguinha” em busca dos cidadãos que fazem parte dos oito grupos prioritários, mas não se imunizaram contra o vírus influenza.
Um dos locais do município onde a ação de reforço para a vacinação contou com o trabalho dos agentes foi o bairro Getúlio Vargas. Por lá, a tradicional visita aos moradores foi acompanhada do alerta sobre a importância de realizar a vacina.
Segundo a enfermeira, coordenadora da equipe de Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde (UBS) Getúlio Vargas, Viviani Peres Beiersdorf, o chamamento para o fim da oportunidade de imunização começou a ser feito ainda na semana passada, inclusive via rádio comunitária e nos comércios locais.
Desde esta segunda, os 14 agentes comunitários do local intensificaram o alerta diretamente na casa dos moradores, para identificar pessoas dos grupos prioritários sem imunização, com prioridade para as gestantes e crianças. Este assunto também ganhou mais destaque para as pessoas, cerca de 50 por turno, que procuram a unidade.
“Estamos questionando os pacientes, que fazem parte do público-alvo, se já fizeram a vacina. Além disso estamos fazendo ‘sala de espera’, orientando as pessoas que estão aguardando a procurarem entre seus familiares aqueles que ainda não se vacinaram”, explica a enfermeira.
Vacinação nas UBSs
Além do trabalho de busca aos “faltosos”, a Semana D contra a gripe intensificou a aplicação das doses nas UBSs e no Centro de Especialidades. A dona de casa Shana Aldaves escolheu o turno da manhã na unidade referência ao atendimento à imunização para vacinar o pequeno Gustavo, de sete meses. “Estava preocupada em ele ser vacinado, já que em casa temos pessoas idosas e com essa situação da pandemia, é bom estarmos protegidos contra outras doenças, como a gripe”, afirmou, enquanto o bebê era imunizado.
E ela não foi a única a fazer fila para a vacina contra a gripe no Centro de Especialidades nesta segunda-feira. Segundo a enfermeira chefe da unidade, Fátima Soares, o fluxo de pessoas em busca da vacina contra o vírus Influenza foi intenso já no primeiro dia da mobilização municipal.
“Os adultos, integrantes dos grupos prioritários, foram a maioria nessa segunda-feira, mas os pais também não estão descuidando e conseguimos imunizar muitas crianças hoje”, conta Fátima.
No Centro de Especialidades a vacinação pode ser feita durante todo o dia, das 8h às 17h. Nas UBSs, a aplicação das doses é feita no turno da tarde, por causa do atendimento prioritário a pessoas com sintomas de síndromes gripais, durante a manhã.
Drive Thru
Nesta terça-feira, dia em que o governo federal irá encerrar a Campanha Nacional de Vacinação - iniciada em 23 de março -, as equipes da Saúde em Pelotas estarão vacinando a população pelo drive thru. A titular da SMS, Roberta Paganini, explica que a ideia é evitar a formação de filas com aglomerações de pessoas - o que está proibido por decreto municipal como forma de prevenir o contágio pelo novo coronavírus. Ela ainda destaca a importância dos cidadãos buscarem a imunização.
“A vacina da influenza sempre foi muito importante para diminuir os riscos de adoecimento, ainda mais num momento de pandemia de um vírus que também é respiratório e os sintomas da influenza e da Covid podem se confundir. Estando imune à influenza, a população estará mais protegida”, lembra Paganini.
A população poderá ir de carro até os locais de vacinação e não precisará sair do veículo para receber a injeção. “Nossa proposta é realizar a ação sem aglomerações de pessoas e também de uma forma ágil, aumentando assim a cobertura vacinal”, explica a coordenadora da Semana D, enfermeira, Cândida Rodrigues.
Os pontos de drive thru são:
Largo de Portugal (Cerest-Viação Férrea), das 8h às 17h
Associação Rural de Pelotas, das 8h às 17h
Estacionamento do Shopping Pelotas, das 10h às 18h
É importante a apresentação da carteira de vacinação, principalmente das crianças.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário